Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Palestra no La Salle Carmo falou sobre Meio Ambiente e Cidadania para jovens alunos

Dentro da Semana da Cidadania que está acontecendo em toda Rede La Salle, o Instituto Orbis compareceu no dia 15 de Abril no Colégio La Salle Carmo, em Caxias do Sul, para falar sobre Meio Ambiente e Cidadania.


Duas palestras foram direcionadas a públicos com idades diferentes: a primeira para os alunos do Ensino Médio e a segunda para alunos de 6ª a 8ª série. Por um hora para cada turma, o biólogo do Instituto Orbis Otávio Valente Ruivo discorreu sobre o que é ser efetivamente cidadão e como agir dentro de uma visão de mundo em que o cidadão é ativo e atuante na sociedade, tanto para com o Meio Ambiente mas também como para com todos os outros setores dentro uma cidade.
O Meio Ambiente foi apresentado como um local mais amplo do que o senso comum entende, sendo, então, o meio ambiente escolar, de trabalho, da casa de cada um, da própria cidade e, claro, o próprio Meio Ambiente natural e regional.
Ruivo explorou a ação do cidadão como determinante dos rumos a que quaisquer meio ambientes estão sujeitos. A cidade que temos é construída pelos cidadãos locais. O Meio Ambiente natural do entorno de uma cidade, também. Assim como a própria casa de cada um, que segue padrões de organização diferentes dentro de cada núcleo familiar.
Os alunos, cerca de 80 na primeira palestra e de 100 na segunda, ouviram o biólogo e participaram do momento.
Veja algumas fotos das palestras, abaixo

Nenhum comentário: