terça-feira, 29 de março de 2011

Hora do Planeta: Caxias do Sul se expõe preocupada com as mudanças climáticas

A noite do dia 26 de Março de 2011 entrou para a história ambiental de Caxias do Sul: em torno de 300 pessoas compareceram na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (em 2010 foram aproximadamente 60), muitas com velas em punho, para participar da Hora do Planeta, o movimento mundial coordenado pela Rede WWF que pede mudanças de postura contra o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Caxias do Sul, junto com outras 3800 do mundo todo (124 só no Brasil), usou da criatividade para refletir sobre o momento ambiental em que nosso planeta está atravessando. Ao som de belíssimas músicas entoadas pelo Coro da Universidade de Caxias do Sul, o público se emocionou, durante uma hora muito diferente. A cada três músicas cantadas pelo coro, havia a intervenção do biólogo Otávio Valente Ruivo do Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza, falando sobre cidadania e meio ambiente. "Minha intenção com esse texto foi tocar na consciência do indivíduo e enconrajá-lo a se expor pelas causas sociais e ambentais, para, quem sabe, enfim, termos uma sociedade de verdade, pois somente com cidadãos lúcidos e conscientes é que teremos um bom lugar para viver", comentou Ruivo.
A apresentação do Coro, que cantou músicas do seu espetáculo de nome "Terra", também foi diferente. Iniciou às 20h30min, quando apagaram-se as luzes da igreja e o coro, que estava justamente no local do coro da igreja, começou a cantar. Neste momento, quem estava lá, foi deslocado do local comum que estava para entrar em outra esfera de sensações. A pouca luz completou esse trabalho. A cada conjunto de três músicas o coro se movimentava e se postava em outro local dentro da igreja. O último conjunto de músicas foi cantado do altar, de frente para o público.
Muitos dos presentes se renderam aos apelos cantados e falados, entrando totalmente no propício clima da Hora do Planeta naquela noite. Essa também foi nossa intenção.
Ao final, o Instituto Orbis fez os agradecimentos a todos os presentes e, finalizando a passagem da Hora do Planeta em Caxias do Sul, o Coro da UCS cantou a música "Aquerela do Brasil".
Foi uma noite intensa e emocionante, que mostrou que Caxias do Sul, além de sentir alguns efeitos das mudanças climáticas, também está preocupada com o que acontece em outros locais, próximos ou não, e se solidariza na luta por um ambiente de segurança ambiental aqui e acolá.
_________________________

Mais:
O WWF postou notícia sobre a Hora do Planeta organizada pelo Instituto Orbis no site oficial do movimento no Brasil. Leia lá http://www.horadoplaneta.org.br/leiamais.php?id_noticia=146.

Veja também, o texto lido pelo Instituto Orbis durante a Hora do Planeta em Caxias do Sul: http://institutoorbis-db.blogspot.com/2011/03/artigo-lido-durante-hora-do-planeta-em.html.

Nenhum comentário: