Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Foto vencedora no III Clic Ambiental é de bióloga do Instituto Orbis





Na edição 2009, o III Clic Ambiental de Caxias do Sul, fazendo parte das comemorações oficiais da Semana Mundial do Meio Ambiente desse município, a foto vencedora da categoria Imagem Roubada é da bióloga Juliana Nascimento Martins, associada do Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza, com a foto “Alouatta guariba clamitans (bugio-ruivo)”.

O tema que regeu o concurso deste ano foi “A natureza não faz milagres, faz revelações”, frase de Carlos Drummond de Andrade, e foi dividido em três categorias: Paisagem Natural, Paisagem Artificial e Imagem Roubada. O concurso teve a participação de cerca 110 fotos, nas três categorias.

O Clic Ambiental, que está em sua 3ª edição, é uma realização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Caxias do Sul e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, da Gráfica São Miguel e do Shopping Iguatemi.

O Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza fica muito feliz com a escolha não só por ter sido tão bela foto eleita, retratando um momento tão particular e íntimo: a alimentação, mas também para lembrar que os bugios estão sofrendo séria ameaça no nosso Estado. Com a chegada da febre amarela, os bugios tiveram que superar não uma, mas duas situações de alta gravidade: a infecção pelo vírus e a crueldade de covardes caçadas humanas contra a sua existência.

Em dados da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, atualizados até 22/04/06, 1.602 animais haviam morrido até o final de Maio/09 devido somente à doença (fonte: http://www.saude.rs.gov.br/, em ). Aliado a isso, a caça de animais por pessoas desinformadas quanto à doença, que acreditavam que bugios pudessem transmiti-la, o que é um grave erro, pode ter sido fato determinante na continuidade da existência desses animais em pontos isolados no nosso Estado, principalmente na região do Planalto e Nordeste.

A foto fora tirada no ano de 2008 quando a então graduanda do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Caxias do Sul estava executando o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com ecologia de bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), na sede da FEPAGRO (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), no distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul.

Parabéns à nossa Juliana, que, com a divulgação do prêmio, acaba trazendo junto a intimidade de criaturas tão especiais e emblemáticas.

Nenhum comentário: