Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Programa Rede de Olhares com a participação do Instituto Orbis

Assista ao compacto do programa Rede de Olhares da UCS TV que foi ao ar no dia 25 de Abril, em Caxias do Sul/RS, e que tratou do tema Hortas, Quintais e outros Micromundos.




A proposta é incentivar as pessoas a cuidarem de hortas domésticas mesmo em apartamentos, já que não requerem grandes espaços, podendo haver hortaliças, temperos e outros vegetais plantados em floreiras e vasos ou outros recipientes, tanto em espaços externos, como sacadas, ou até mesmo áreas mais fechadas, que servem como estufas. Lembramos, sempre, que há a necessidade da incidência da luz solar, mesmo que não diretamente.
O Instituto Orbis acredita que esse simples ato de cuidar de uma pequena (ou, até, mínima) horta, mesmo que de apartamento, faz com que a pessoa libere-se do estresse em seu corpo, inclusive trazendo a dissipação da energia (eletrostática) que acumulamos ao longo do dia.

Esses cuidados que os vegetais requerem, como fornecimento diário de água, adubação, dentre outros, torna as pessoas mais humanas. Isso porque o ato de "plantar" é algo essencialmente humano, da essência do ser humano e que remonta às nossas origens no planeta.
Assista, divirta-se e fica o convite para que você monte uma horta em sua própria casa, proporcionando os cuidados que ela requer e interagindo, tanto com os vegetais plantados como consigo mesmo.
É uma diversão. E depois, basta saborear os frutos de sua colheita, sem agrotóxicos (agroquímicos).
Bom proveito! Bom apetite!

Um comentário:

Sara disse...

Eu tenho muitas plantas em minha casa e eu gosto de comer os legumes que vêm das plantas. Minha mãe também tem um jardim interno em seu apartamento em caxias e tem muitos vegetais diferentes. é uma forma saudável de comer.