Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Passeio ciclístico noturno - Massa Crítica Caxias do Sul - movimento ciclista

Na noite de Sexta-feira (26 de Agosto) aconteceu a 6ª edição do movimento Massa Crítica Caxias do Sul. Mais de 60 ciclistas percorreram alegre e pacificamente as ruas centrais e de bairros próximos em prol de um novo modelo de trânsito. Por mais respeito, por menos carros, por um ar mais limpo, pela saúde, pelo tempo que corre em outra velocidade.
O Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza apóia o movimento e participa ativamente na sua divulgação, encorajando as pessoas de outras cidades que também realizem similares em suas localidades.

O Biólogo Otávio Valente Ruivo participou dessa edição e contou: "éramos como peixes nadando em cardume ou aves voando em bando. Cada um tinha consciência que havia outra pessoa ao seu lado e tinha noção da distância. Nenhum incidente ocorreu." Esse aprendizado faz falta a muitos políticos e empresários brasileiros...


Numa boa noite para pedaladas, mesmo com vento gelado e temperatura de 7ºC, os bicicleteiros caxienses partiram em sua divertida missão.

No grupo, uma criança de seis ou sete anos passeava no centro do grupo, escoltada pelos mais velhos. Numa visão biológica desse fato, podemos fazer alusão a outras espécies que vivem em grupo e que fazem a proteção de seus infantos da mesma maneira: colocando-os no centro do grupo e não nas bordas. Assim também o fazem os elefantes, os búfalos (África e Ásia) e, mais próximos, os bugios e as ovelhas-crioulas, que com o tempo aprenderam a lidar com as feras da natureza da América do Sul.

No caso das ruas, as feras eram ônibus, carros e caminhões. A convivência foi pacífica. Diversos automóveis quando passavam pelo grupo, buzinavam em saudação: "pi, pi, pi-pi-pi". Foi uma grande festa.

Acesse as fotos de todas as edições no blog http://pedalabrasil-biketrip.blogspot.com. Se você usa o Facebook, faça parte do grupo "Bicicleta não polui": https://www.facebook.com/groups/120811571340411. E programe-se: a Massa Crítica Caxias do Sul acontece em toda a última Sexta-feira de cada mês, com encontro às 19h00 ao lado da Prefeitura Municipal. Faça chuva, frio ou não.

Caxias do Sul tem uma legião de ciclistas que necessitam amparo legal para sua locomoção. As ciclovias que levam de um lugar a outro (em contraponto a "nada a lugar nenhum") na cidade formam solução para o caótico e infernal trânsito de Caxias do Sul. A solução existe. O que falta é vontade política para sua implementação.

Enquanto isso, o movimento Massa Crítica Caxias do Sul deixa seu belo recado mostrando que é possível locomover-se de bicicleta em Caxias do Sul mesmo com seu tempo instável e seus morros serranos.

Nenhum comentário: