Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Tega continua horrível

Já faz algum tempo que o Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza acompanha o Arroio Tega, em Caxias do Sul. O ponto de filmagem é no Moinho da Cascata, após o Enxutão, descendo a Rua Luiz Covolan em direção ao Bairro Reolon. Nesse local há o prédio do moinho, o Arroio Tega, a cascata do Tega e o matinho da cascata, todos tombados pelo partimônio histórico municipal.

Em 09 de Dezembro de 2009, nós publicamos aqui, com o título "Você conhece o Arroio Tega?", um outro videozinho caseiro mostrando as condições do nosso principal arroio (veja em http://bit.ly/c8IeII).

Já no dia 28 de Agosto de 2010, com a visita de dois ecólogos franceses que foram encaminhados ao Moinho da Cascata para acompanhar o Projeto T.E.G.A (Trabalhos Educacionais de Ganho Ambiental) do Instituto Orbis, houve a publicação de relato dessa visita no Jornal Pioneiro (veja em http://bit.ly/aDjllZ). A matéria fora publicada com o título: "O Tega é horrível".

Agora você pode assistir à filmagem (caseira) de 1º de Junho de 2011. Nada aconteceu. Nada mudou. O Arroio Tega continua horrível, morto, com cheiro ruim e cores que mudam a cada dia. Uma cascata urbana? Qual cidade do porte de Caxias tem isso? Seria um privilégio! Mas, não. Em Caxias escondemos por debaixo do tapete a nossa própria sujeira. Aguardamos o final da construção da ETE Tega e (tomara!) que os planos de limpeza dos nossos arroios se concretize.

Assista abaixo o vídeo. Você também pode acessar o Canal Orbis no YouTube em http://www.youtube.com/user/institutoorbis.

Nenhum comentário: