segunda-feira, 7 de março de 2011

Hora do Planeta 2011 Caxias do Sul: o movimento, a alegria, a ação, a festa em prol do Planeta

Hora do Planeta 2010 em Caxias do Sul
No próximo dia 26 de Março, o mundo todo irá se mover e comover com a Hora do Planeta 2011: a manifetação mundial contra as mudanças climáticas que todos os anos tem movimentado em torno de um bilhão de pessoas fronteiras à fora.

Caxias do Sul desde 2010 também está participando ativamente da Hora do Planeta. No ano passado, o Instituto Orbis conclamou os caxienses a participar do movimento além de comparecer à Igreja de São Pelegirno com velas em punho. No ponto máximo, mais de 60 pessoas compareceram na igreja e fizeram um belíssimo movimento acontecer, naquela que poderia ter sido apenas mais uma noite de Outono, com chuviscos e vento gelado (leia publicação e veja as fotos aqui no blog referente ao movimento em 2010 http://bit.ly/eWCDiw).

A Hora do Planeta é um movimento mundial do WWF criado para alertar aos líderes mundiais que nós estamos preocupados e que exigimos soluções em relação às mudanças climáticas. Foi criada em 2007, na Austrália, e pela importância, expressão e simpatia  da ação, conquistou o mundo todo. Em 2010 a organização do movimento divulgou que mais de um bilhão de pessoas aderiu ao movimento em mais de 120 Países. Monumentos icônicos tiveram suas luzes apagadas em diversos lugares. No Brasil, o Cristo Redentor e a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília, são alguns exemplos. Em 2011 novamente a cidade maravilhosa é a primeira cidade a se cadastrar para participação.

E para participar, basta apagar as luzes de casa ou onde você estiver no horário das 20h30min às 21h30min do dia 26 de Março de 2011. Faça seu cadastro no site oficial do movimento: http://www.horadoplaneta.org.br/, onde tanto Pessoas Físicas como Pessoas Jurídicas poderão informar sua adesão. Os municípios também podem participar entrando em contato diretamente com o WWF através do e-mail cidades@wwf.org.br. Chame seus amigos e faça um movimento diferente. Sinta essa hora toda, como o tempo passa devagar, sem luz, apenas com velas, lampiões ou lanternas. Ou simplesmente na penunbra da noite. Equeça a iluminação elétrica. Tenha uma hora diferente. Amplie: faça disso uma brincadeira corriqueira ao longo do ano. Procure mudar atitudes danosas ao meio ambiente. Informe seus amigos, parentes, colegas e vizinhos. Divirta-se na Hora do Planeta.

Em Caxias do Sul neste ano de 2011 a Hora do Planeta terá concentração da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e contará com a participação do Coro da UCS (Universidade de Caxias do Sul) que tratará de enobrecer ainda mais nossa ação em prol do planeta. Venha participar e traga velas que permanecerão acesas a partir das 20h30min até às 21h30min, enquanto ouvimos as músicas cantadas pelo coro.

Saiba que a energia elétrica é um símbolo do desenvovimento humano, um marco nas nossas sociedades, que acelerou, e muito, o desenvolvimento de toda humanidade. A eletricidade é algo bom, mas é deliberadamente deixada de lado na Hora do Planeta para que escutemos outras informações numa sintonia diferente: as do Planeta Terra. Apaguemos as luzes para ver o mundo com olhos diferentes!

Não esqueça de proteger a chama de sua vela e a sua mão. Onde quer que você esteja, use um anteparo para que o vento não apague a chama da vela e para que a cera quente não escorra para suas mãos. Você pode tentar com garrafas PET, cortadas ao meio na transversal e, de cabeça para baixo, grudar a vela na tampa, dentro da garrafa.

Leia o agredecimento à participação dos brasileiros à Hora do Planeta 2010 feita pelo WWF em http://bit.ly/bEgGMn.

Bom movimento!

Nenhum comentário: