Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

Instituto Orbis apresenta fauna e flora da região a alunos na Semana do Meio Ambiente 2010

O Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza participou da Semana do Meio Ambiente intitulada “O meio ambiente nos trilhos da história de Caxias”, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nos dias 05 a 11 de junho de 2010.
Dentre as diversas atividades que fizeram parte da programação da Semana do Meio Ambiente, o Instituto Orbis, através da bióloga Juliana Nascimento Martins, apresentou a palestra “Fauna silvestre: ainda tem aqui!” para alunos de sexta-série e realizou trabalhos manuais com as turmas. Foram atendidas 97 crianças das escolas municipais Luiz Antunes, Presidente Tancredo de Almeida Neves e Manuel Pereira dos Santos.
A palestra tratou sobre os animais silvestres que ocorrem no município de Caxias do Sul e região, bem como os ambientes que esses animais habitam e as ameaças que enfrentam. Os alunos responderam positivamente à proposta, demonstrando interesse, participação e questionamentos sobre o tema. A pergunta inicial sobre a existência ou não de animais silvestres no município foi respondida em todas as escolas com um sonoro “Não” e, na seqüência, “Só no zoológico”.
Após a apresentação, os alunos foram convidados a formar grupos para desenvolver painéis que ilustrassem a paisagem da região com seus os animais típicos. Para isso os grupos receberam cópias em papel de aves e mamíferos para pintar e recortar além de material para montagem dos painéis.
Os resultados do trabalho prático podem ser observados nas imagens abaixo.

Nenhum comentário: