Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Projeto T.E.G.A. (Trabalhos Educacionais de Ganho Ambiental)

Esse projeto de Educação Ambiental é oferecido às turmas de 4º Ano do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais de Caxias do Sul, abrangendo as 89 escolas e mais de 3.000 alunos.
O Projeto T.E.G.A. tem como objetivo trabalhar a Educação Ambiental através de oficinas práticas no Moinho da Cascata, (Rua Luiz Covolan 2820, B. Marechal Floriano, Caxias do Sul - RS). Lá realizam atividades práticas de maneira descontraída e participativa, com materiais e técnicas comumente não aplicadas em sala de aula.
Na chegada os alunos e professores possuem um momento para observar o Arroio Tega, sua cascata e o moinho. Com a monitoria de Gabriel Lazzarotto Simioni, biólogo e presidente do Instituto Orbis, os alunos participam de uma pequena explanação as margens do arroio.
Depois dessa explanação, são dirigidos para dentro do moinho onde escutam mais alguns recados, observam melhor a cascata e a arquitetura interna do local.
As atividades práticas são monitoradas por Liane Lazzarotto Simioni, especialista em artes e educação. As atividades oportunizam uma reflexão de como as crianças gostariam de conviver com um ambiente mais bonito e onde as diferentes formas de vida pudessem se desenvolver normalmente e em equilíbrio. São aproveitadas algumas datas comemorativas mais significantes para servirem de motivação aos alunos desenvolverem as atividades.
Os trabalhos com embalagens longa-vida, com latas, com frutos secos e os desenhos confeccionados, são feitos com bastante beleza e carinho pelos participantes. Além disso, todos os trabalhos contêm elementos que embelezam a natureza, como flores, insetos, árvores, peixes, tudo sendo confeccionado pelos participantes, através de dobraduras, recortes, pinturas etc. No decorrer das atividades, ocorre um intervalo para os participantes realizarem um lanche oferecido pelo projeto.
Essa atividade de Educação Ambiental tem como realizador o Instituto Orbis, patrocinador a Unimed Nordeste – RS e apoio da Tondo Participações Ltda. e Expresso São Marcos.

Nenhum comentário: