Páginas

sábado, 31 de julho de 2010

Aniversário de cinco anos do Instituto Orbis

Nascido no dia 1º de Agosto de 2005, o Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza comemora neste primeiro de Agosto de 2010 o seu quinto aniversário.
É uma data expressiva. Cinco anos. No caso de crianças, ainda é praticamente um bebê. No caso de uma entidade privada, do terceiro setor, que atua em prol da Natureza, no Brasil, é uma grande conquista.
Em meio às adversidades impostas pela humanidade em seu incauto e desesperador desenvolvimento, na busca desenfreada pelo acúmulo de capitais e bens, o Instituto Orbis tem sobrevivido. E com certa destreza, jogo de cintura.
Falamos o que ainda não é entendido pelo grande público, e não é "comercial". A onda atual pró "sustentabilidade" tem se mostrado apenas assim, como uma moda, sem muita profundidade. Não é o que queremos.
O debate não deve ser apenas amplo e em todas as áreas do conhecimento humano, mas, sim, profundo, com efetividade, comprometimento, lucidez. Com a ação de quem sabe o que está fazendo.
Parabéns à própria Natureza, que, como pode, e Fortaleza que é, dá jeito às agressões que sofre, e responde e sinaliza para que mudemos nosso comportamento, a todo momento. Se não entendemos, esse problema não é mais apenas nosso. É, sim, de todas as formas de vida no nosso planeta. É do clima. É, inclusive, daquilo que não tem vida, como o ambiente físico.
Prefira andar a pé ou de transporte coletivo (e se esse for ruim na sua cidade, reclame!). Prefira produtos da sua região, que não requerem grandes transporte desde seus locais de origem. Dê-se tempo e admire a beleza das coisas e das pessoas. Respire fundo, oxigene o seu cérebro.
Parabéns à chuva, à terra e ao fogo da Natureza!

Nenhum comentário: