Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Você conhece o Arroio Tega?

Caxias do Sul é uma cidade que não tem um rio, propriamente dito.

O Arroio Tega é o principal regato de Caxias do Sul. Ele deságua diretamente no Rio das Antas, um dos principais do Rio Grande do Sul, que, por sua vez, velozmente chega no Taquari. De lá, as águas descem para o Jacuí e chegam no Lago Guaíba. Já com velocidade bastante lenta, as águas do Guaíba são despejadas na Laguna dos Patos, chegando, por fim e finalmente, em Rio Grande, no Oceano Atlântico.

Você conhece o Arroio Tega? É um dos arroios mais poluído de Caxias do Sul.

Na década de '40 os moradores de Caxias banhavam-se nas águas do Tega e pescavam. Faziam piqueniques, também.

Veja no video abaixo o Arroio Tega num dia qualquer. Porém, ele sempre pode ter cores diferentes, assim como os odores exalados. Para se ter uma idéia, em dias com muita água, em que chove muito, o arroio é lavado, limpo, desentupido. Porém, quando estamos em épocas de seca, forma-se, em grande quantidade, uma espuma branca que também pode ser vista no video, nas bordas do arroio, chegando a flutuar sobre as árvores na matinha depois da cachoeira.

Infelizmente, esse é o Arroio Tega de hoje em dia. De Caxias do Sul, na bela Serra Gaúcha, que não cuida bem de si.

Esperamos que o projeto da Prefeitura de despoluição dos arroios de Caxias, que inclui o Tega, saia conforme planejado e explicado na mída caxiense e regional.

O video é amador. Foi feito no Moinho da Cascata, construção tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, que passa por processo de restauração pela atual proprietária, a Tondo Participações Ltda. É também tombada a própria cascata e a pequena área verde que pode ser apreciada ao fundo.

Depois da cascata, o Tega dirige-se ao Bairro Reolon e de lá para o Mattioda, quando deixa Caxias.

Uma triste história e um desagradável cenário que esperamos esteja com os dias contados. A previsão da Prefeitura de funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é para o final de 2011.





Um comentário:

Unknown disse...

Sou professora na escola Machado de Assis , no bairro Reolon e penso que seria muito bom realizarem campanhas de preservação do Arroio junto a comunidade do bairro, pois esta também é responsável por esta poluição toda.
Carina Gomes